Jornalismo com Credibilidade.

Jornalismo com Credibilidade.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

POLITICA: Bruno Reis e Jerônimo Rodrigues empurraram para 2025 mudanças significativas nas gestões

 Por Fernando Duarte

Opinião: Bruno Reis e Jerônimo Rodrigues empurraram para 2025 mudanças significativas nas gestões
Foto: Leitor BN

Apesar das expectativas criadas, nem a prefeitura de Salvador nem o governo da Bahia concluíram as reformas administrativas antes do final de 2024. Bruno Reis e Jerônimo Rodrigues vivem momentos distintos das respectivas gestões e o saldo dessas mudanças de tabuleiro terão impactos na percepção do eleitorado sobre o futuro deles enquanto políticos. Talvez seja essa razão pela qual a imprensa tem investido tempo em apurar quem ocupará o primeiro escalão.

 

O prefeito Bruno Reis viverá um bom tempo em lua-de-mel com o eleitorado. Reeleito com margem de sobra, ele deu indícios que não tem pressa para mexer no secretariado. "Eles estão performando" tem sido repetido todas as vezes que alguém pergunta sobre o tema. A verdade é que há, em alguns pontos, certa fadiga de material, enquanto será também necessário arrumar espaços para o arranjo eleitoral de outubro. Todavia, Bruno pode fazer mudanças apenas no próximo ano e isso não mexer na forma como o público enxerga administração dele.

 

Como as urnas deram respaldo à atuação dele e a lua-de-mel persiste por pelo menos um semestre após a posse (salvo algum desastre), Bruno não deve enfrentar questionamentos ao modo empurrar com a barriga qualquer permanência ou substituição da equipe. Por enquanto, apenas Renata Vidal e Cacá Leão já tiveram confirmada a continuação, porém já é sabido que Giovana Victer e Luiz Carreira também deve ficar. O resto pode ficar para 2025.

 

Já Jerônimo vive aquele instante de metade de gestão, sob questionamentos sobre a capacidade dele para comandar a Bahia. Até aqui, o governo ainda surfa em projetos dos antecessores e mesmo a fábrica da BYD, que poderia ser integralmente capitalizada por ele, tem sido alvo de denúncias que acabam respingando nos contratantes - fora que ele não conseguiu associar a imagem dele a essa conquista importante para o estado. As mudanças, inclusive, são esperadas como uma espécie de freio de arrumação, para garantir que a máquina rode bem no ano pré-eleitoral. Por isso há maior atenção nas alterações na Bahia do que nas mudanças da prefeitura de Salvador.

 

Do que já foi anunciado, Jerônimo trocou seis por meia dúzia. Adolpho Loyola assumiu, finalmente e formalmente, as Relações Institucionais e André Curvello deixou a Comunicação, depois de quase 10 anos. Essas foram as alocações mais significativas. Fora isso, nada de novo no front. E o governador ainda tem que acomodar novos aliados e os antigos derrotados nas urnas. A matemática é complexa, mas não é impossível. Esse é o desafio de quem tem que fazer mudanças com o carro em movimento, torcendo para que elas impactem positivamente do ponto de vista político-eleitoral.

 

Contudo, ambas as reformas não devem ser encerradas antes do próximo dia 31, o que deve deixar espaço para mais especulações, mais pressões entre os aliados e gerar expectativas que podem ser frustradas. As escolhas serão decisivas não apenas para 2025, mas para o que tanto um quanto o outro esperam das próprias administrações.

NACIONAL: Emissão de vistos de trabalho temporário para BYD é suspenso pelo governo

 Por Redação

Emissão de vistos de trabalho temporário para BYD é suspenso pelo governo
Foto: Divulgação

O governo federal suspendeu a emissão de vistos de trabalho temporários para a empresa Build Your Dreams (BYD), fabricante chinesa de veículos elétricos e híbridos, que está construindo uma fábrica na cidade baiana de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador (RMS). A decisão foi anunciada na última sexta-feira (27). 

 

A medida chega após a Justiça trabalhista encontrar cerca de 163 trabalhadores chineses em condições “análogas à escravidão" em um canteiro de obras da fábrica chinesa em Camaçari. Os trabalhadores eram vinculados pelo grupo Jinjiang, que negou condição de escravidão a esses colaboradores

 

A pasta explicou que os trabalhadores entraram no país com vistos de trabalho temporários, denominado tipo 5, que é destinado a pessoas com formação e experiência específicas a serem utilizadas na atividade a ser desenvolvida no Brasil. Já o Ministério Público do Trabalho, que também apura a situação, indicou nesta semana que os trabalhadores foram trazidos para o país de forma irregular e estavam sendo vítimas de tráfico humano. 

 

A BYD ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Retrospectiva 2024: Confira os filmes mais assistidos do ano na Bahia

 Por Laiane Apresentação

Retrospectiva 2024: Confira os filmes mais assistidos do ano na Bahia
Foto: Divulgação

Cerca de 4,43 milhões de pessoas assistiram a filmes exibidos nas salas de cinemas baianos em 2024. Até o último dia 18 de dezembro, 450 filmes foram exibidos, sendo apenas 9,6% obras nacionais. Apesar de ainda não superar os resultados alcançados antes da pandemia em 2020, o número supera o público de 2023. 

 

Entre tantos filmes que estrearam e foram exibidos nas salas de cinemas na Bahia e em sua capital, o Bahia Notícias reuniu os 10 filmes mais assistidos no estado, segundo dados coletados da Agência Nacional de Cinema (Ancine). No ranking, apenas 1 longa-metragem foi produzido no país. Confira a lista:

 

Mais assistidos de 2024 na Bahia

1. Divertida Mente 2 - 795.418
2. Moana 2 - 271.570
3. Deadpool & Wolverine - 261.986
4. Meu Malvado Favorito 4 - animação - 222.612
5. Planeta dos Macacos: O Reinado - ficção - 123.707
6. A Forja - ficção - 123.343
7. É assim que acaba - 123.031
8. Ainda estou aqui - 120.551
9. Venom: a última rodada - 106.821
10. Gladiador II - 95.945


Mais assistidos de 2024 em Salvador

1. Divertida Mente 2 - 402.142
2. Deadpool & Wolverine - 133.559
3. Moana 2 - animação - 132.782
4. Meu Malvado Favorito 4 - animação - 115.772
5. Ainda estou aqui - ficção - 76.982
6. Planeta dos macacos: o reinado - ficção - 63.747
7. É assim que acaba - 63.143
8. A forja - 63.128
9. Bob Marley: One Love - 58.982
10.Gladiador II - 55.864

POLITICA: De saída da liderança da oposição na AL-BA, Alan Sanches diz que assumiu bancada no momento "mais difícil"

 Por Gabriel Lopes

De saída da liderança da oposição na AL-BA, Alan Sanches diz que assumiu bancada no momento "mais difícil"
Foto: Leonardo Almeida / Bahia Notícias

Líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) nos últimos dois anos, o deputado Alan Sanches (União) avalia que assumiu a bancada no "momento mais difícil". Segundo o parlamentar, isso se deve ao fato de ter iniciado a atuação no mesmo período em Jerônimo Rodrigues (PT) começou seu mandato no Governo da Bahia.

 

"Quando eu assumi a oposição, a gente assumiu no pior momento da oposição, foi justamente o início de 2023. Porque era um governo recém-eleito, de um governador que não era conhecido, ninguém sabia o trabalho, então eu acabei assumindo no momento mais difícil da oposição. Mas acredito que tenha conseguido fazer o papel com as críticas necessárias para que a gente pudesse estar pontuando os erros no projeto do governo Jerônimo", disse o parlamentar em entrevista ao Bahia Notícias.

 

"Mas foi muito difícil porque toda vez que você tem um governo recém-eleito e para o primeiro mandato as pessoas tem uma expectativa de muitas coisas positivas, então se você começa já a fazer críticas vai dizer que é voz de perdedor, e que não era, mas graças a Deus eu acho que a gente conseguiu pontuar bem esses dois anos", complementou.

 

Passando o bastão da oposição para Tiago Correia (PSDB), Alan Sanches reforçou que pretende alçar novos voos na política - ele deve tentar uma cadeira na Câmara dos Deputados em 2026 - e garantiu continuidade do trabalho com a chegada de um novo líder.

 

"Chegando aos dois anos, eu acho que eu dei minha contribuição. Eu estou com um projeto para ir para a Câmara Federal e preciso agora me dedicar a isso. E já dei minha contribuição à oposição por dois anos. A partir daí nós tivemos dois colegas que a gente acabou indo para o consenso e conseguimos fechar em torno de um nome, que foi o nome de Tiago Correia", indicou.

 

"Tiago também tem muita experiência, já foi vereador, já foi presidente da Limpurb, tem uma experiência em gestão por ter passado lá. É um político experimentado e eu não tenho dúvida que vai poder fazer um grande trabalho na oposição, sempre sendo a voz de Bruno, sendo a voz de ACM Neto e da oposição. Eu acho que essa ligação que a gente tem com Bruno, com Neto, que são os grandes líderes da oposição, eu acho que você acaba repercutindo isso. E Tiago tem uma ligação também grande com eles e não tenho dúvida que será um trabalho semelhante ao que a gente vem fazendo, pontuando as necessidades de avanço no projeto do PT", finalizou.

domingo, 29 de dezembro de 2024

Após adesão de mais dois vereadores a base de Caetano, Vereador Jamessom - UB ataca ex aliados

 Após protagonizar cenas de decoro parlamentar ao mostrar peça íntima feminina e atacar ex aliados, o Vereador Jamessom da Silva do União Brasil continua com postura algoz

Vereador Jamessom em plenária da Câmara, simulando bordão popular e mostrando a peça intima

Após o anúncio da saída dos Vereadores da base governista JUNIOR BORGES - UB e DILSON MAGALHÃES - PP, os ânimos ficaram acirradas na Câmara de Vereadores de Camaçari. O Vereador Jamessom da Silva partiu para o ataque e não poupou seus ex colegas de bancadas. 

Para ilustrar a saída dos vereadores, o edil levou a planária da Câmara uma peça íntima feminina (Calcinha) e usou o bordão popular "dinheiro na mão calcinha no chão" para definir a postura dos ex colegas de bancada.

Essa atitude gerou polêmica entre a população, inclusive demonstrando claramente a falta de decoro parlamentar por parte do edil. Desta vez com a saída de mais dois vereadores, IVANDEL PIRES- UB e LUIZÃO - PRB o clima esquentou mais ainda, faltando poucos dias para a posse do prefeito eleito e da eleição da presidência e mesa diretora da Câmara. 

Vereador Luizão PRB e Ivandel PIres - UB

Vereador Jamessom desta vez acusou que as malas de dinheiro e a traição das novas adesões não terão resultados políticos, e que vai esperar o tempo para os mesmos caírem no ostracismo político. O que percebe-se claramente é que o Vereador Jamessom virou o mais novo cão de guarda do prefeito Elinaldo, que inclusive indicou o edil para relator das suas contas, que não será nenhuma novidade a aprovação da mesma.

Agora, resta esperar o dia 01.01 para saber o resultado de todas estas indisposições e guerra política entre os governistas, e no futuro próximo, se o vereador "da calcinha" será privilegiado pela sua atuação patética em defesa do prefeito.


Ambulantes do Centro chegam a faturar mais de 50% com vendas no Natal Salvador

 Os comerciantes de rua chegam a obter entre 40% e até mais de 50% de faturamento com vendas de produtos diversos em comparação aos meses sem festejos

Foto: Divulgação SSP

O Natal Salvador deste ano trouxe um cenário promissor para os cerca de 350 trabalhadores ambulantes que atuam no Centro Histórico. A combinação de uma decoração natalina encantadora, promovida pela Prefeitura de Salvador, através da Diretoria de Iluminação Pública (Dsip) da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), e a nova estrutura de barracas montadas têm atraído um número recorde de visitantes, impactando positivamente nas vendas.

De acordo com estimativas do Sindicato dos Vendedores Ambulantes da Bahia (Sindevam) e da Associação Integrada de Vendedores Ambulantes e Feirantes da Cidade de Salvador (Assidivam), os comerciantes de rua chegam a obter entre 40% e até mais de 50% de faturamento com vendas de produtos diversos em comparação aos meses sem festejos.

Uma das ambulantes que tem sentido isso na prática é Cris Monteiro, que trabalha com a venda de roskas. “A nova estrutura montada pela Prefeitura foi um grande ponto positivo para nós, valorizando os ambulantes locais que já atuavam aqui no Centro Histórico”, elogiou.

Patrícia França, artesã, também não escondeu a empolgação com a comercialização de artesanato. “As vendas estão significativamente melhores. É um período em que a gente pode ganhar uma renda extra. O Centro Histórico está lotado, cheio de turistas e baianos que vieram curtir os atrativos de Natal. Consequentemente, eles acabam consumindo dos produtos e serviços disponibilizados”, celebrou.

O sucesso do Natal Salvador reforça a importância de ações integradas que valorizam o comércio local e tornam o Centro Histórico um destino ainda mais atraente. “Não se trata apenas uma celebração, mas uma nova matriz econômica para a cidade. Além de encantar os visitantes com sua grandiosidade e identidade cultural, o Natal Salvador tem superado as expectativas de vendas do comércio local, aquecendo a economia e gerando oportunidades para todos”, frisa o diretor de Iluminação, Ângelo Magalhães.

De fato, quem visita o circuito natalino se depara com um mix de opções que englobam desde bebidas e lanches até barracas vendendo brinquedos, souvenires e artesanato. O diretor de Serviços Públicos da Semop, Alysson Carvalho, há vendas que superaram o previsto. “Em alguns dias de parada natalina, o estoque de muitos comerciantes foi totalmente zerado”, revelou.

“O Natal do Centro Histórico já está devidamente consolidado e com o comércio informal não haveria de ser diferente. Aqui temos três vezes mais ambulantes do que tínhamos na Praça do Campo Grande. Isso gera a possibilidade de muitas outras famílias aumentarem sua renda nesta época do ano”, completou.

Fonte: IB

Lula sanciona com vetos projeto que muda regras para BPC

 Trecho que excluía portadores de deficiências leves foi vetado



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou 
com vetos o projeto de lei que muda as regras para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O despacho presidencial prevendo as mudanças foi publicado em edição extra do Diário Oficial.

O texto sancionado prevê biometria obrigatória para novos benefícios e atualização cadastral, no mínimo, a cada dois anos. Também determina a realização de cadastro biométrico para receber e manter aposentadoria e pensão. Atualmente a exigência é válida apenas para o BPC.

Vetos

Um dos vetos feitos pelo presidente, em relação ao texto enviado pelo Congresso Nacional, foi relativo ao artigo 6º, que limitava a concessão do benefício a pessoas que atestavam deficiências de graus médio ou grave. Com o veto, a concessão passa a abranger, também, aqueles que apresentam grau leve de deficiência. 

A justificativa do veto, apresentada pelo Planalto, diz que “a proposição legislativa contraria o interesse público, uma vez que poderia trazer insegurança jurídica em relação à concessão de benefícios”.

A derrubada do veto já havia sido acertada no Senado, quando ocorreu a votação do projeto de lei que tratava do BPC. Por meio de um acordo, o governo se comprometeu a vetar o ponto do projeto, que havia sido incluído na Câmara.

Sob justificativa similar, foi vetado também o trecho que revogava regras para reinserção de beneficiários do programa Bolsa Família: "contraria o interesse público, uma vez que poderia suscitar insegurança jurídica em relação às regras de elegibilidade para reingressar no Programa Bolsa Família”, justificou o Planalto.

O benefício, no valor de um salário mínimo mensal, é um direito da pessoa com deficiência e do idoso com 65 anos de idade ou mais, se não tiver condição de se sustentar ou ser sustentado pela sua família.

“No caso da pessoa com deficiência, esta condição tem de ser capaz de lhe causar impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo (com efeitos por pelo menos 2 anos), que a impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas”, informa o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, em seu site.

Fonte: Agência Brasil

Avião sai da pista e explode em aeroporto na Coreia do Sul; 177 pessoas morreram

 Boeing 737-800 tinha 181 ocupantes a bordo e fazia rota entre Bangkok e Muan. Acidente aconteceu na manhã deste domingo (29), pelo horário local



Uma aeronave transportando 175 passageiros e seis tripulantes saiu da pista, bateu em um muro do Aeroporto Internacional de Muan, na Coreia do Sul, e explodiu no domingo (29), noite de sábado no Brasil. Até a última atualização desta reportagem 177 mortes haviam sido confirmadas. 

O Boeing 737-800 da Jeju Air havia decolado de Bangkok, na Tailândia, com destino a Muan, no sul da Coreia do Sul. O acidente é o mais mortal já registrado em solo sul-coreano e o pior envolvendo uma companhia aérea local desde 1997, quando a queda de um avião da Korean Air Lines, em Guam, matou mais de 200 pessoas.

A agência de notícias sul-coreana Yonhap afirma que o incidente ocorreu devido a uma falha no trem de pouso provavelmente causada por uma colisão com pássaros.

Uma emissora de TV local obteve um vídeo que mostra o momento em que a aeronave tenta pousar sem o trem de pouso baixado, ultrapassa a extensão da pista e se choca contra um muro, em alta velocidade, provocando uma explosão.

Pelo menos 80 bombeiros foram enviados para o local do acidente.

Entre os mortos estão 84 mulheres, 82 homens e 11 outros cujos gêneros não foram imediatamente identificados porque os corpos estão carbonizados.

Trabalhadores de emergência resgataram duas pessoas vivas, um homem e uma mulher e ambos membros da tripulação. Autoridades de saúde disseram que os sobreviventes estão conscientes e não correm risco de vida. Entre os corpos encontrados, as autoridades identificaram ao menos 57 deles, disse a agência de bombeiros local.

Segundo a Yonhap, entre os passageiros estão 173 sul-coreanos e 2 tailandeses. Todos os voos no Aeroporto de Muan foram cancelados após o acidente. Além disso, as autoridades informaram que já iniciaram as investigações para apurar o caso. A Jeju Air pediu desculpas pelo acidente e disse que está adotando todas as medidas necessárias.

O Boeing 737-800 é um avião comercial amplamente utilizado em todo o mundo e considerado extremamente seguro. No Brasil, sua principal operadora é a Gol Linhas Aéreas.

O presidente em exercício Choi Sung-mok, nomeado líder interino do país na sexta-feira (27) depois que o presidente em exercício anterior sofreu impeachment em meio a uma crise política em curso, ordenou que todos os esforços sejam concentrados no resgate, disse seu gabinete.

Fonte: G1



sábado, 28 de dezembro de 2024

PRF flagra motorista adulterando placa de veículo com fita isolante na BR-101



Na tarde desta sexta-feira (27), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) deteve um homem por adulteração de placa veicular na BR-101, na localidade do Pedrão, em Alagoinhas, Bahia. O flagrante ocorreu durante uma operação de combate à criminalidade.

 

Policiais identificaram uma caminhonete L200 estacionada às margens da rodovia e, ao abordarem o veículo, constataram que o motorista havia utilizado fita isolante para modificar dois caracteres da placa traseira, dificultando sua identificação. Além disso, o QR code da placa dianteira também estava adulterado com o mesmo material.

 

Ao ser questionado, o condutor admitiu que usou a fita isolante visando evitar ser flagrado pelos radares de trânsito. A prática configura crime de adulteração de sinal identificador de veículo, previsto no Artigo 311 do Código Penal Brasileiro, que estabelece pena de 3 a 6 anos de reclusão, além de multa.

 

O homem foi autuado e conduzido, juntamente com o veículo, para a Delegacia de Polícia Civil de Alagoinhas, onde foram tomadas as medidas legais cabíveis.

Homem é detido com arma de fogo após ameaçar funcionários da prefeitura em Maracás



Na noite desta sexta-feira (27/12), por volta das 18h30, policiais do 1º Pelotão da 93ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) detiveram um homem de 38 anos por porte ilegal de arma de fogo, após denúncia de ameaças contra funcionários da Prefeitura Municipal de Maracás. O fato ocorreu na Praça Rui Barbosa, durante a Operação Natal.

 

A guarnição foi acionada para verificar o caso e abordou o suspeito, que estava em um veículo Fiat Toro. Durante a revista, os agentes encontraram uma pistola Taurus, 33 munições (incluindo 20 cartuchos de treino e 13 letais), 4 cápsulas deflagradas e 2 carregadores.

 

O homem alegou ser CAC (Colecionador, Atirador e Caçador) e justificou que a situação teria se originado de um desentendimento com um funcionário da prefeitura. No entanto, segundo a Polícia Militar, as documentações apresentadas e a conduta do suspeito não estavam em conformidade com os regulamentos legais para o porte e uso de armas de CACs.

 

O indivíduo foi conduzido à Central de Flagrantes em Jaguaquara, juntamente com o material apreendido, para as providências cabíveis.

Destaques do Dia

Veja quem tem direito ao novo Desconto Social de Energia Elétrica

Mudança nas regras do benefício passa a incluir famílias com renda entre meio e um salário-mínimo por pessoa, garantindo desconto direto na ...