Jornalismo com Credibilidade.

Jornalismo com Credibilidade.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

Bahia registra mais de 256 mil pedidos de bloqueio contra ligações de crédito

Autorregulação do Consignado, em 2020, chegou a 2.106 medidas, com 128 empresas impedidas de atuar

Foto: Divulgação/Reprodução

Por Livia Veiga

As ligações automáticas mudas, conhecidas como robocalls, continuam entre as principais reclamações dos consumidores brasileiros. Na Bahia, o problema se reflete em números expressivos: entre 2 de janeiro de 2020 e 31 de novembro de 2025, foram registrados 256.652 pedidos de bloqueio de telefone na plataforma Não Me Perturbe, criada para coibir ofertas indesejadas de crédito consignado.

O volume coloca a Bahia entre os estados com maior número de solicitações no Nordeste, região que concentrou 879.119 bloqueios, o equivalente a 14,79% do total nacional. Em todo o país, a plataforma recebeu 5.943.092 pedidos no período, indicando o alcance do incômodo causado pelo assédio comercial, sobretudo contra aposentados, pensionistas e servidores públicos.

A realidade dos números se reflete no cotidiano dos consumidores baianos. A professora e psicopedagoga Maria Gorete Negreiros afirma que não conhecia a plataforma até recentemente e relata que, nos últimos meses, a quantidade de ligações indesejadas aumentou de forma significativa.

“Do nada, todos os dias, várias. Algumas ficam em silêncio. Outras parecem uma gravação, sempre com a mesma voz feminina. Antes eu atendia, mas como foram muitas durante o dia, passei a não atender mais ou atender e ficar em silêncio”, conta. Para enfrentar o problema, o setor bancário vem reforçando mecanismos de controle e punição. Em dezembro de 2025, os bancos aplicaram 47 sanções administrativas a correspondentes bancários, o maior número mensal do ano. Com isso, o total de punições desde o início da

Autorregulação do Consignado, em 2020, chegou a 2.106 medidas, com 128 empresas impedidas de atuar. A Autorregulação do Consignado é uma iniciativa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e da Associação Brasileira de Bancos (ABBC) e tem como foco combater fraudes e o assédio na oferta de crédito consignado, cartão consignado e cartão benefício. As penalidades também alcançam agentes de crédito pessoas físicas.

Em 2025, 11 profissionais foram suspensos por até 12 meses após atingirem a pontuação máxima prevista nas regras. Entre as medidas adotadas está a proibição de remuneração a correspondentes que realizem operações com consumidores que tenham registrado bloqueio no Não Me Perturbe há menos de 180 dias. As ações são reforçadas por normas oficiais, como a Instrução Normativa 138 do INSS, que obriga instituições conveniadas a respeitar as regras da plataforma. O cadastro no Não Me Perturbe é gratuito e pode ser feito pelo site www.naomeperturbe.com.br. Basta informar CPF, número de telefone e e-mail para confirmação. Após o registro, o consumidor pode escolher quais empresas ficam proibidas de fazer contato para oferta de crédito consignado. O bloqueio passa a valer em até 30 dias. 

0 comments:

Postar um comentário

Destaques do Dia

Veja quem tem direito ao novo Desconto Social de Energia Elétrica

Mudança nas regras do benefício passa a incluir famílias com renda entre meio e um salário-mínimo por pessoa, garantindo desconto direto na ...