Jornalismo com Credibilidade.

Jornalismo com Credibilidade.

domingo, 31 de agosto de 2025

Festival Literário São Félix Conta Suas Yabás movimenta a cidade no Recôncavo

De 5 a 7 de setembro, São Félix celebra a literatura negra feminina e a cultura Sanfelixta em uma programação de peso que inclui mesas literárias, lançamentos de livros, atividades para crianças e muito samba de roda

Foto: Akin Akill

A cidade de São Félix receberá a primeira edição do Festival Literário São Félix Conta Suas Yabás, um evento inédito que promete movimentar a cena cultural do Recôncavo e valorizar a força da literatura negra feminina.

O festival chega como uma iniciativa inédita que coloca no centro da programação autoras e mestras do território, além de convidadas de renome nacional e baiano, destacando a ancestralidade e a força das Yabás. Entre as presenças confirmadas estão Carla Akotirene, referência em identidade e estudos sobre interseccionalidade no Brasil, além das escritoras baianas Kátia Borges e Nega Fyah. Somam-se a elas as vozes de Dona Chica do Pandeiro e Dona Maria do Armazém, mulheres que são expressão viva da história e da cultura popular baiana. A mesa de abertura contará com a presença de Mayara Santos, pesquisadora que estudou a vida da Sanfelixta Maria Odila primeira médica do Brasil. 

A proposta do evento é dar protagonismo às Yabás – mulheres que escreveram e escrevem a história do território – evidenciando o papel fundamental dessas figuras na construção cultural, social e religiosa da região.

A história do festival também se conecta diretamente à memória local. Foi a partir da Fonte dos Milagres, que a cidade viveu uma profunda transformação cultural e religiosa. Nesse cenário cresceu Lucineide Souza, idealizadora e curadora do festival a “menina da ladeira”, que presenciou a chegada das romarias, o fortalecimento do comércio popular e a força de mulheres como sua mãe, dona Lucinha, charuteira e guardiã da fonte. Inspirada por essas vivências, Lucineide escreveu o livro Memórias de uma Menina da Ladeira, obra que reafirma a importância das histórias contadas a partir das experiências de quem vive e constrói o território Sanfelixta.

A programação será distribuída em diferentes espaços temáticos, os chamados Terreiros, que dialogam com a tradição e a identidade do Recôncavo, no Terreiro da Palavra Matriarcas do Recôncavo (Av. Salvador Pinto - Porto) acontecerão as mesas literárias e atrações musicais, no Terreiro Santa Bárbara (Ladeira do Milagre) exposição e visitação da gruta, no Terreiro Erês (Clube Renascer - Av. Salvador Pinto) será o espaço dedicado às crianças, com contação de histórias e apresentações de nomes como Mário Sankofa, Paula Anias e Letícia Paulina, além de atividades culturais e musicais e no Terreiro Ancestralidades Itinerantes (pavilhão dois de julho - UFRB de São Félix) acontecerão oficinas de escrita criativa.

A programação do festival reúne mesas literárias que abordam temas atuais e de grande relevância, com destaques para os debates sobre escrevivência, publicações de resistência e  potência da oralidade como registro e preservação das memórias das nossas Yabás, além de reflexões sobre a literatura como espaço inclusivo e sem barreiras. O público também terá a oportunidade de acompanhar lançamentos de livros de diferentes gêneros, que reforçam a diversidade da produção literária contemporânea trazendo para este espaço o autor Valdeck Almeida e as autoras Valdicinéa Aragão e Iza Lobo.

O Festival ainda contará com atrações musicais, com muito samba de roda do Recôncavo, incluindo grupos tradicionais como o Samba de Roda Filhos de Nagô, Samba Chula de São Braz e ainda participações de Ana Paula Albuquerque acompanhada de Gabi Guedes e Felipe Guedes e Vítor da Trindade reforçando a diversidade festiva do encontro. Além disso, uma área especial de recreação infantil à beira do Rio Paraguassu oferecerá atividades para as crianças, em um ambiente de afeto, acolhimento e celebração cultural.

Com uma programação diversa que inclui literatura, música, oficinas e atividades para todas as idades, o Festival Literário São Félix Conta Suas Yabás nasce para valorizar a identidade Sanfelixta, celebrar a cultura do Recôncavo e honrar o legado das mulheres que marcaram e continuam marcando a história do território.

3º Encontro Nacional da Umbanda do Brasil reúne líderes em Salvador

Evento acontece entre os dias 19 e 21 de setembro com atividades culturais, homenagens e caminhada

Foto: Divulgação/Ascom

O 3º Encontro Nacional da Umbanda do Brasil (ENUB) será realizado em Salvador entre os dias 19 e 21 de setembro de 2025. A iniciativa reunirá representantes de dezoito municípios da Bahia, além de lideranças de oito estados e dois países, com o propósito de fortalecer a Umbanda, ampliar sua visibilidade e promover o diálogo inter-religioso.
 
A abertura ocorrerá no dia 19 de setembro, às 18h30, no Doca I, com o Rodão Umbanda é Paz e Amor, que reunirá roda de conversa e apresentações culturais para troca de experiências entre praticantes e simpatizantes. No dia 20, às 19h, o Palacete Tira-Chapéu receberá o Troféu Saravá, homenagem que reconhece dirigentes e personalidades que se destacam na valorização da religião no Brasil e no exterior.
 
O encerramento está marcado para 21 de setembro, às 13h, com a Caminhada Saravá Umbanda, que sairá do Largo do Campo Grande em direção à Praça Tomé de Souza, reunindo religiosos, artistas e apoiadores em um cortejo público. O encontro é promovido pela Associação de Terreiros da Bahia Egbé Axé, com produção da Girum Eventos & Serviços. A programação busca aproximar a Umbanda do público em geral e reafirmar sua importância cultural e social no cenário brasileiro.

Serviço

3º Encontro Nacional da Umbanda do Brasil (ENUB)
Onde: Salvador – BA
Quando: 19 a 21 de setembro de 2025
Programação:
•    19/09 (sexta-feira) – 18h30
Doca I – Abertura oficial com Rodão Umbanda é Paz e Amor (roda de conversa e apresentações culturais).
•    20/09 (sábado) – 19h
Palacete Tira-Chapéu – Entrega do Troféu Saravá, homenagem a dirigentes e personalidades da Umbanda no Brasil e exterior.
•    21/09 (domingo) – 13h
Largo do Campo Grande → Praça Tomé de Souza – Caminhada Saravá Umbanda, cortejo cultural e religioso aberto ao público.
O evento reunirá líderes de 18 municípios da Bahia, representantes de 8 estados e de 2 países, fortalecendo a Umbanda, promovendo o diálogo inter-religioso e reafirmando sua importância cultural no Brasil.

Lauro Chaman leva tricampeonato Mundial de Paraciclismo na Bélgica

Paulista repete feitos de 2017 e 2021 e bate campeão olímpico de Paris

Foto: Divulgação/Reprodução

O paulista Lauro Chaman se tornou, neste domingo (31), tricampeão mundial de paraciclismo em Ronce, na Bélgica. Ele venceu a prova de resistência da classe C5 (deficiências moderadas de membros superiores), repetindo os feitos de 2017 (Pietermaritzburg, na África do Sul) e 2021 (Cascais, em Portugal).

O brasileiro de Araraquara (SP) concluiu os 92,4 quilômetros de prova em estrada com tempo de 2h11min29, apenas meia bicicleta à frente do ucraniano Yehor Dementyev e do francês Eliott Pierre. Dementyev, ouro na Olimpíada de Paris, na França, ficou com a prata, enquanto Pierre levou o bronze.

    "Foi uma corrida perfeita do ponto de vista tático. Mantive a concentração o tempo todo e soube escolher o momento certo para atacar. Representar o Brasil com mais um título mundial é algo que me enche de orgulho e emoção", destacou Lauro, ao site da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

Também neste domingo, a paranaense Victória Barbosa conquistou a prata na prova de resistência da classe C1 (deficiências severas nos braços ou mãos), superada pela australiana Tahlia Clayton-Goodie, que ficou com o ouro. A brasileira já tinha levado a medalha prateada na disputa de contrarrelógio – em que os atletas largam um de cada vez, e vence quem completar o percurso no menor tempo – na última sexta-feira (29).

O Brasil encerrou a participação no Mundial de Ronce com cinco medalhas. Além do ouro de Lauro e das pratas de Victória, houve dois bronzes conquistados pela paulista Gilmara do Rosário, no contrarrelógio e na prova de resistência da classe H2 (atletas com deficiência de membros inferiores, que utilizam handbikes – bicicletas impulsionadas com as mãos).

Fonte: agência brasil

Forças israelenses bombardeiam subúrbios da Cidade de Gaza

Ofensiva deixou pelo menos 18 mortos, segundo autoridades locais

Foto: Divulgação/Reprodução

Forças israelenses bombardearam subúrbios da Cidade de Gaza durante a noite, tanto por ar quanto por terra, destruindo casas e expulsando mais famílias da área, em meio a planos do premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, para tomar a cidade.

Autoridades de saúde locais disseram que os tiros e ataques israelenses mataram pelo menos 18 pessoas neste domingo (31), incluindo 13 que tentaram obter alimentos perto de um local de ajuda no centro da Faixa de Gaza e pelo menos duas em uma casa na Cidade de Gaza.

O gabinete do porta-voz militar israelense disse que estava analisando os relatórios.

Moradores de Sheikh Radwan, um dos maiores bairros da Cidade de Gaza, disseram que o território esteve sob bombardeio de tanques e ataques aéreos israelenses durante todo o sábado (30) e o domingo, forçando as famílias a buscarem abrigo nas partes ocidentais da cidade.

Os militares israelenses aumentaram gradualmente suas operações em torno da Cidade de Gaza nas últimas três semanas e, na sexta-feira (29), encerraram as pausas temporárias na área que permitiam a entrega de ajuda, designando-a como uma "zona de combate perigosa".

    "Eles estão se arrastando para o coração da cidade, onde centenas de milhares de pessoas estão abrigadas, do leste, do norte e do sul, enquanto bombardeiam essas áreas do ar e do solo para assustar as pessoas e fazê-las sair", disse Rezik Salah, pai de dois filhos, de Sheikh Radwan.

Uma autoridade israelense disse que o gabinete de segurança de Netanyahu se reúne neste domingo para discutir os próximos estágios dos ataques para tomar a Cidade de Gaza, que ele descreveu como o último bastião do Hamas.

Não se espera que uma ofensiva em grande escala comece antes de semanas. Israel diz que quer a saída da população civil antes de deslocar mais forças terrestres para o local.

No sábado, a chefe da Cruz Vermelha, Mirjana Spoljaric, disse que uma evacuação da cidade provocará um deslocamento maciço da população que nenhuma outra área da Faixa de Gaza está equipada para absorver após meses de devastação causada pelos bombardeiros israelenses e em meio à grave escassez de alimentos, abrigo e suprimentos médicos.

"As pessoas que têm parentes no sul partiram para ficar com eles. Outros, inclusive eu, não encontraram espaço, pois Deir Al-Balah e Mawasi estão superlotados", disse Ghada, mãe de cinco filhos do bairro de Sabra, na cidade.

Cerca de metade dos mais de 2 milhões de habitantes da Palestina está atualmente na Cidade de Gaza. Estima-se que vários milhares de pessoas tenham deixado a cidade em direção às áreas central e sul do território, de acordo com fontes locais.

As forças armadas de Israel alertaram seus líderes políticos que a ofensiva está colocando em risco os reféns que ainda estão sendo mantidos pelo Hamas em Gaza. Os protestos em Israel pedindo o fim da guerra e a libertação dos reféns se intensificaram nas últimas semanas.

Grandes multidões se manifestaram em Tel Aviv na noite de sábado, e as famílias dos reféns protestaram em frente às casas dos ministros na manhã de domingo.

A campanha militar de Israel em Gaza matou mais de 63 mil pessoas, a maioria civis, de acordo com as autoridades de saúde palestinas, e mergulhou o território em uma crise humanitária em que grande parte da Palestina está em ruínas.

Fonte: agência brasil

Setembro deve começar com calor acima da média em grande parte do Brasil

O mês também marcará a chegada da primavera, prevista para 22 de setembro, às 15h19

Foto: Romildo de Jesus / Tribuna da Bahia

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que o mês de setembro comece com temperaturas acima da média em várias regiões do país, incluindo Pará, Mato Grosso, leste de Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais. No sudoeste do Pará e na divisa entre Goiás e Minas Gerais, o termômetro pode subir até 1,5 °C acima do normal, variando entre 27 °C e 30 °C.

No Nordeste, a tendência é de calor intenso na região central e leste, com temperaturas entre 22 °C e 27,5 °C, exceto por algumas áreas de Pernambuco, que podem registrar entre 17 °C e 20 °C.

No Sudeste, o aumento deve atingir partes centrais e oeste de Minas Gerais, enquanto o Sul deve ter queda nas temperaturas e chuvas acima da média. No Rio Grande do Sul e divisa com Santa Catarina, a média pode ficar abaixo de 12,5 °C.

Fonte: metro1

PL que altera Lei da Ficha Limpa tem votação adiada no Senado

Apesar do apoio do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, o PL enfrenta resistência de muitos parlamentares

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O projeto de lei complementar (PLP) que altera a Lei da Ficha Limpa teve votação adiada para o próximo semestre. O texto, que tinha previsão de ser votado nesta terça-feira (2), no plenário, não teve votos suficientes para a conclusão da análise.

Este PL determina um limite de 12 anos o período de tempo máximo que uma pessoa pode permanecer inelegível. O texto tem apoio de Davi Alcolumbre (União Brasil), o presidente do Senado Federal. Em contrapartida, vários parlamentares apresentam resistência à proposta.

O projeto pretende alterar o prazo para oito anos de inelegibilidade. Em caso de aprovação, os oito anos devem começar a serem contados a partir da perda do mandato, das eleições em que ocorreu o crime, da renúncia de cargo ou da condenação em segunda instância.

Fonte: metro1

INSS volta a exigir autorização judicial para empréstimo a incapaz

Consignados contratados antes de nova norma não serão anulados

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) restabeleceu a necessidade de autorização judicial para novas contratações de empréstimos consignados contraídos em benefícios pagos pela autarquia por representantes legais de titulares considerados civilmente incapazes.

A decisão foi regulamentada pela Instrução Normativa (IN) 190/2025, do INSS, assinada pelo presidente da entidade, Gilberto Waller Júnior.

Com isso, bancos e instituições financeiras estão impedidos de aceitar novos contratos firmados apenas com a assinatura do representante legal, sem autorização judicial.

O INSS informou, por meio de nota, que os empréstimos contratados antes da vigência da IN 190/2025 não serão anulados.

Decisão judicial

A medida do INSS cumpre decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), de junho deste ano, a partir de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o instituto.

O desembargador federal Carlos Delgado, da Terceira Turma do TRF3, julgou que a eliminação da exigência de autorização judicial prévia para a contratação de empréstimos consignados por representantes de pessoas incapazes, tutelados ou curatelados era ilegal e ultrapassava o poder regulamentar da autarquia.

“Os atos normativos editados pelo Poder Executivo não podem inovar na ordem jurídica, sob pena de padecerem do vício da ilegalidade. Assim, a Instrução Normativa (IN) PRES/INSS 136/2022 extrapolou a tarefa de apenas regulamentar os procedimentos operacionais descritos no artigo 6º, parágrafo 1º, da Lei 10.820/03”, frisou o magistrado, em junho.

Pela decisão judicial, o INSS foi obrigado a comunicar a decisão às instituições financeiras com as quais mantém convênio para realizar o desconto em folha de empréstimo consignado, quando solicitado pelo representante legal do titular do benefício previdenciário. Em nota, o INSS informou que essas instituições já foram comunicadas sobre a decisão.

Nova norma

A nova norma anula trechos de flexibilização da contratação de empréstimos consignados por representantes legais em nome de pessoas incapazes previstos na Instrução Normativa nº 138/2022.

Pelo novo texto, além da necessidade de autorização judicial para novas contratações, o termo de autorização para acesso a dados deve ser preenchido pelas instituições financeiras que concedem os empréstimos.

Esse formulário padronizado pelo INSS também deverá ser assinado pelo beneficiário ou seu responsável legal, para autorizar a consulta aos dados de elegibilidade (se o benefício pode, legalmente, ser usado para contratar um empréstimo) e a verificação da margem consignável (valor máximo da parcela que pode ser descontado diretamente do benefício do INSS) para pagar o empréstimo.

Fonte: agência brasil

sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Defesa de Bolsonaro indica nove advogados para julgamento no STF

Primeira Turma iniciará julgamento no dia 2 de setembro

Foto: Divulgação/Reprodução

A defesa de Jair Bolsonaro informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que nove advogados devem acompanhar a sessão de julgamento do ex-presidente e mais sete réus do núcleo 1 da trama golpista a partir da próxima terça-feira (2).

O grupo será composto pelos advogados Celso Villardi, Paulo Cunha Bueno, Daniel Tesser, principais defensores do ex-presidente, além de outros advogados e estagiários dos três escritórios que atuam em favor de Bolsonaro.

O julgamento será realizado pela Primeira Turma da Corte, composta pelo relator da ação penal, Alexandre de Moraes, e os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux.

Bolsonaro e seus aliados respondem pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Em caso de condenação, as penas podem passar de 30 anos de prisão.

Quem são os réus do núcleo 1:

    Jair Bolsonaro - ex-presidente da República; 
    Alexandre Ramagem - ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
    Almir Garnier - ex-comandante da Marinha;
    Anderson Torres - ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal;
    Augusto Heleno - ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional;
    Paulo Sérgio Nogueira (general), ex-ministro da Defesa;
    Walter Braga Netto - ex-ministro de Bolsonaro e candidato à vice na chapa de 2022.
    Mauro Cid (tenente-coronel), ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro. 

Fonte: agência brasil

Pé-de-Meia: nascidos em setembro e outubro recebem 6ª parcela

Cerca de 3,4 milhões de estudantes receberão o benefício

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) paga nesta sexta-feira (29) a sexta parcela do programa Pé-de-Meia de 2025 aos participantes nascidos nos meses de setembro e outubro.

Os beneficiados pelo programa são estudantes do ensino médio matriculados na rede pública regular e na modalidade educação de jovens e adultos (EJA), inscritos no Cadastro Nacional de Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).

Nessa nova etapa, a Caixa Econômica Federal, responsável pela gestão dos recursos repassados pelo MEC, estima que cerca de 3,4 milhões de estudantes de escolas públicas receberão o benefício de R$ 200 até a próxima segunda-feira (1º).

De acordo com o Ministério da Educação, para ter direito ao benefício, os estudantes devem ter presença mínima de 80% nas aulas.

Os pagamentos do incentivo-frequência do Pé-de-Meia ocorrem até a próxima segunda-feira (1º), conforme o mês de nascimento dos alunos que estão matriculados em uma das três séries do ensino médio na rede pública de ensino.

Confira o calendário:

    Nascidos em janeiro e fevereiro recebem em 25 de agosto;
    Nascidos em março e abril, em 26 de agosto;
    Nascidos em maio e junho, em 27 de agosto;
    Nascidos em julho e agosto, em 28 de agosto;
    Nascidos em setembro e outubro recebem 29 de agosto;
    Nascidos em novembro e dezembro, em 1º de setembro.

EJA

A parcela única dos concluintes aprovados no primeiro semestre da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino médio, este ano, também será paga até 1° de setembro, no valor de R$ 1 mil.
Depósitos

A sexta parcela da chamada Poupança do ensino médio de 2025 está sendo depositada em uma conta poupança da Caixa Econômica, aberta automaticamente em nome dos estudantes. O valor pode ser movimentado ou sacado imediatamente, se o participante desejar. Basta acessar o aplicativo Caixa Tem, se o aluno tiver 18 anos de idade ou mais. As informações relativas aos pagamentos também podem ser consultadas no mesmo aplicativo.

No caso de menor de idade, será necessário que o responsável legal autorize a movimentação da conta. O consentimento poderá ser feito no próprio aplicativo ou em uma agência da Caixa.

O participante poderá consultar no aplicativo Jornada do Estudante, o status de pagamentos, se rejeitado ou aprovado; as informações escolares e as regras do programa.

Incentivos

A poupança do ensino médio tem quatro tipos de incentivo financeiro-educacional:

    Incentivo-matrícula: por matrícula registrada no início do ano letivo, valor pago uma vez por ano, no valor de R$ 200;
    Incentivo-frequência: por frequência mínima escolar de 80% do total de horas letivas. Para o ensino regular, são nove parcelas durante o ano de R$ 200;
    Incentivo-conclusão: por conclusão e com aprovação em cada um dos três anos letivos do ensino médio e participação em avaliações educacionais, no valor total de R$ 3 mil. O saque depende da obtenção de certificado de conclusão do ensino médio;
    Incentivo-Enem: paga após a participação nos dois dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no ano que o estudante conclui o 3º ano do ensino médio. Os R$ 200 são pagos em parcela única.

Dessa forma, a soma do incentivo financeiro-educacional pode alcançar R$ 9,2 mil por aluno, no fim do ensino médio.

Pé-de-Meia

Lançado em janeiro de 2024, o programa do governo federal é voltado a estudantes de baixa renda do ensino médio da rede pública. A iniciativa funciona como uma poupança para promover a permanência e a conclusão escolar nessa etapa de ensino.

Saiba aqui link quais são os requisitos para ser inserido no programa.

O MEC esclarece que não há necessidade de inscrição no programa. Todo aluno que se encaixa nos critérios do Pé-de-Meia é incluído automaticamente.

Destaques do Dia

Veja quem tem direito ao novo Desconto Social de Energia Elétrica

Mudança nas regras do benefício passa a incluir famílias com renda entre meio e um salário-mínimo por pessoa, garantindo desconto direto na ...