Jornalismo com Credibilidade.

Jornalismo com Credibilidade.

sábado, 23 de agosto de 2025

Pesquisa mostra queda de Jerônimo e liderança de ACM Neto

O ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) lidera a disputa pelo governo da Bahia em 2026

Foto: Divulgação / PT / União Brasil

Por Mateus soares

O ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) lidera a disputa pelo governo da Bahia em 2026, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta sexta-feira (22). Ele aparece com 41% das intenções de voto, enquanto o atual governador Jerônimo Rodrigues (PT) soma 34% e enfrenta uma piora na avaliação do seu governo.

Além de Neto e Jerônimo, o ex-deputado federal João Roma (PL) tem 4% das intenções de voto, o ex-candidato a prefeito de Salvador Kleber Rosa (PSOL) aparece com 2% e o ex-deputado federal José Aleluia (Novo) soma 1%. Os indecisos chegam a 4%, e 14% declararam voto em branco, nulo ou disseram que não pretendem votar.

De acordo com o levantamento, 59% dos baianos aprovam a gestão de Jerônimo, contra 33% que desaprovam. Outros 8% não souberam ou não responderam. Em julho de 2024, a aprovação do petista era maior, com 63%, enquanto 32% diziam desaprovar.

Em fevereiro deste ano, metade dos entrevistados (50%) defendia que Jerônimo merecia um segundo mandato, contra 44% que eram contrários. Hoje, 48% apoiam sua continuidade e o mesmo porcentual, 48%, rejeita a reeleição.

Na análise por áreas de atuação, a infraestrutura é o setor mais bem avaliado: 45% consideram positiva a gestão, 23% negativa e 32% regular. Já a segurança pública é o ponto mais crítico: 45% avaliam como negativa, 26% como regular e 29% como positiva.

Dados do 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em julho, reforçam o desafio nessa área. Segundo o levantamento, a Polícia Militar da Bahia é a segunda mais letal do país, com taxa de 40,6 mortes por 100 mil habitantes. Apenas o Amapá registrou índice maior, com 45,1 por 100 mil.

Na comparação com pesquisas anteriores, a avaliação do governo Jerônimo piorou em setores essenciais. Na segurança, os índices negativos subiram de 33% em julho de 2024 para 45% agora, enquanto os positivos caíram de 37% para 29%. Na educação, a aprovação caiu de 54% para 41% no mesmo período. Já na saúde, os percentuais de avaliação negativa passaram de 27% para 39%.

Para o líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Tiago Correia (PSDB), os dados mostram a fragilidade da gestão estadual. “Isso demonstra um fraco desempenho do governador petista, que, apesar de contar com o peso político de Lula na Bahia, não consegue converter essa força em resultados concretos para os baianos", avaliou.

Segundo o tucano, o cenário eleitoral fica cada vez mais desfavorável ao PT. “Com ACM Neto consolidando sua liderança e o governo Jerônimo em queda, fica claro que o eleitorado baiano já começa a enxergar a necessidade de mudança". completou.

O levantamento ouviu presencialmente 1.200 eleitores baianos entre os dias 13 e 17 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

0 comments:

Postar um comentário

Destaques do Dia

Veja quem tem direito ao novo Desconto Social de Energia Elétrica

Mudança nas regras do benefício passa a incluir famílias com renda entre meio e um salário-mínimo por pessoa, garantindo desconto direto na ...