Jornalismo com Credibilidade.

Jornalismo com Credibilidade.

sábado, 19 de abril de 2025

Indigenas denunciam invasão e grilagem de terras em Abrantes, litoral de Camaçari

A Indigena Renata Tupinambá procurou a Sedur para fazer a denúncia e relatar sobre supostos funcionários da pasta na área

Renata Tupinambá

A Cacica Tupinambá Renata faz graves denúncias de invasão e grilagem de terras na áreas indigenas na localidade de Abrantes na cidade de Camaçari. Ainda segundo a denuncia, homens encapuzados e se intitulando funcionários do Governo Municipal e até Federal estiveram nas áreas ameaçando os indigenas e derrubando cercas, casas, alegando ser uma área prvada.

Segundo a indigena, as terras são patrimônio desde o século XVI, e a aldeia pertence aos indigenas que la residem. Segundo a SEDUR a ação não partiu da pasta, e que os supostos funcionários não fazem parte do quadro de funcionários da prefeitura.

Supostos funcionários da SEDUR e do Governo Estadual

As denúncias trazem a tona uma grande especulação imobiliária de grandes construtoras, para projetos de resorts, hotéis e grandes empreendimentos naquela área. Segundo a indigena ela tem nomes de pessoas, empresas e interessados nessa movimentação de invasão das terras. Ao todo são 80 hectares de área preservada, onde estes indigenas reivindicam a demarcação do território em definitivo. Até o fechamento dessa matéria não recebemos nenhum informação sobre quem seriam as pessoas envolvidas nessa ação.

A Redação.




0 comments:

Postar um comentário

Destaques do Dia

Veja quem tem direito ao novo Desconto Social de Energia Elétrica

Mudança nas regras do benefício passa a incluir famílias com renda entre meio e um salário-mínimo por pessoa, garantindo desconto direto na ...