Jornalismo com Credibilidade.

Jornalismo com Credibilidade.

segunda-feira, 28 de abril de 2025

Prefeitura já retirou 162 sucatas das ruas de Salvador este ano

Os proprietários podem fazer a retirada mediante apresentação de documento com foto, além dos documentos do veículo

Foto: Divulgação

Por Livia Veiga

As sucatas de veículos, barcos e eletrodomésticos, espalhadas em esquinas e calçadas de diversos bairros de Salvador, são uma realidade que ameaça a segurança e saúde dos moradores e exige uma ação constante do poder público, no que tange à conscientização, remoção destes materiais e punição dos proprietários. Abandonados, os automóveis acumulam água parada, favorecendo criadouros para mosquitos transmissores de doenças, além de se tornarem abrigo para ratos e baratas.

Morador do bairro da Graça, Paulo Rosa denunciou o abandono de um veículo, solicitando providências dos órgãos públicos. Segundo ele, o automóvel estava há meses no local e encontrava-se em “estado deplorável, todo sujo, sem motor, pneus caídos, com vidros quebrados, sendo um vetor de várias doenças”.

Apesar da ação recorrente da prefeitura, que a partir de denúncias realiza a remoção destas sucatas, moradores de outras localidades também enfrentam situações semelhantes e recorrem às denúncias. Para a dona de casa, Jaciane dos Santos, a solução está na punição e fiscalização: “quem faz isso precisa pagar caro, porque não pensa no próximo e coloca em risco a nossa saúde, nossa segurança e, ainda, deixa a cidade feia e suja”.

Este ano, até o dia 9 de abril, já foram removidas das ruas da cidade, 162 sucatas. Segundo a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), 89 sucatas de veículos foram removidas pelos proprietários, após serem notificados; e 64 sucatas de veículos e dois equipamentos inservíveis foram apreendidos.

Porém, o abandono não se restringe a automóveis. Sucatas de barcos também são alvo de descarte irregular nas ruas e, conforme o órgão municipal, este ano já foram duas notificações deste caso, duas apreensões. No total, o Fala Salvador já recebeu, em 2025, 136 denúncias.

Em 2023, a prefeitura removeu das ruas 567 sucatas, sendo 376 pelos próprios proprietários após notificação e 191 apreendidas pelas equipes da Diretoria de Serviços Públicos (Dsep), ligada à Semop. A iniciativa faz parte da operação “Cidade Dez, Sucata Zero”, que entre janeiro e setembro de 2022, contabilizou 670 remoções de sucatas.

A ação municipal tem com o objetivo de recolher restos de sucatas de veículos, geladeiras e outros itens inservíveis, que são descartados de maneira irregular, em vias públicas. A ação também melhora a locomoção, retirando materiais que antes atrapalhavam o trânsito e a passagem de pedestres.

Conforme a Semop, para ser considerada sucata, o automóvel tem que ser bem inservível, sem nenhuma utilidade e em mau estado de conservação. Isso é facilmente constatável a olho nu, ao observar vidros quebrados, pneus arriados ou em falta, ausência de motor, chaparia incompleta ou enferrujada e sem bancos, geralmente acumulando sujeira, água ou mato.

Antes do processo de apreensão, os agentes emitem uma notificação impressa, para que o proprietário do automóvel abandonado faça a remoção, num prazo que pode durar até 72 horas. Em casos urgentes, o prazo de retirada pode ser imediato. Quando recolhidas pela própria Prefeitura, as sucatas são encaminhadas para o Setor de Guarda de Bens (Segub), localizado na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), na Avenida San Martin.

Os proprietários podem fazer a retirada mediante apresentação de documento com foto, além dos documentos do veículo. O prazo para reivindicação é de 60 dias, com pagamento de multa.

A Semop recebe as denúncias de veículos abandonados pelo Fala Salvador, no telefone 156, site ou aplicativo. É necessário informar as características e localização das sucatas e, a partir das informações prestadas, uma equipe do órgão vai ao local indicado, para fiscalizar a denúncia e remover o material, quando necessário. Em alguns casos, a operação conta com o apoio de outros órgãos, como a Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), Limpurb, GCM e Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). 

0 comments:

Postar um comentário

Destaques do Dia

Veja quem tem direito ao novo Desconto Social de Energia Elétrica

Mudança nas regras do benefício passa a incluir famílias com renda entre meio e um salário-mínimo por pessoa, garantindo desconto direto na ...