Jornalismo com Credibilidade.

Jornalismo com Credibilidade.

quinta-feira, 17 de abril de 2025

Prefeitura proíbe contratação de artistas com letras polêmicas em Salvador

Medida já está em vigor e prevê punições como retenção de cachê e proibição de contratação por até quatro anos

Foto: Valter Pontes / Secom PMS

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), sancionou uma nova lei que proíbe a contratação de artistas com músicas que contenham conteúdo sexual explícito, apologia a crimes ou incentivo ao uso de drogas em eventos custeados com dinheiro público. A norma foi publicada no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira (16) e entrou em vigor imediatamente.

A responsabilidade pela análise do conteúdo artístico ficará a cargo da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), que também será encarregada de receber e apurar denúncias feitas por qualquer cidadão sobre apresentações que ocorram em eventos públicos.

A iniciativa é de autoria do vereador Alexandre Aleluia (PL) e foi aprovada pela Câmara de Salvador no final de 2024. A nova legislação tem sido comparada à Lei Antibaixaria, sancionada em 2012 pela então deputada estadual Luiza Maia (PT), que já proíbe o uso de verbas estaduais para contratar artistas com letras que incentivem a violência contra a mulher ou promovam qualquer tipo de discriminação.

A medida vale para eventos financiados total ou parcialmente com recursos públicos, inclusive por meio de convênios, parcerias ou patrocínios. Em caso de descumprimento, a banda ou artista poderá ter o pagamento suspenso e ficará impedido de ser contratado pelo município por até três anos. A penalidade pode ser estendida para quatro anos caso haja comprovação da presença de menores de idade na apresentação.

0 comments:

Postar um comentário

Destaques do Dia

Veja quem tem direito ao novo Desconto Social de Energia Elétrica

Mudança nas regras do benefício passa a incluir famílias com renda entre meio e um salário-mínimo por pessoa, garantindo desconto direto na ...