Com 2.184.274 vínculos celetistas ativos, a Bahia ocupa a primeira colocação entre os estados nordestinos na geração de empregos em 2025
Por Hieros Vasconcelos
Em um cenário de recuperação econômica e desafios persistentes no país, a Bahia tem se destacado como um dos motores do emprego formal em 2025. Com a criação de 14.353 vagas com carteira assinada apenas em abril, o estado consolidou um saldo acumulado de 46.450 novos postos de trabalho nos quatro primeiros meses do ano. Os dados, sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), colocam a Bahia na liderança do Nordeste e entre os dez maiores saldos do Brasil.
Abril marcou o quarto mês consecutivo de crescimento no emprego formal baiano. O saldo positivo — diferença entre 90.186 admissões e 75.833 desligamentos — superou o resultado de março e foi também mais robusto que o de abril do ano passado. A variação de 0,66% no total de vínculos celetistas ativos no estado é superior à média nacional (0,54%) e à nordestina (0,57%).
Os dados indicam não apenas um bom momento conjuntural, mas também um ritmo consistente de recuperação.
"A geração de postos de trabalho com registro em carteira na Bahia continua surpreendendo em 2025, visto que o saldo acumulado de janeiro a abril deste ano, com mais de 46 mil novos postos, supera o resultado para o mesmo conjunto de meses do ano passado, quando 36.942 novos vínculos empregatícios foram estabelecidos", analisa Luiz Fernando Lobo, especialista da SEI.
O setor de Serviços puxou a fila em abril com a criação de 7.850 empregos formais. Em seguida vieram a Indústria geral (+2.712), a Construção (+2.304) e o Comércio (+1.982). Apenas a Agricultura e atividades correlatas registraram queda, com a eliminação de 495 vagas. Já no acumulado do ano, a maior contribuição também veio dos Serviços, com 27.945 novos vínculos, seguida pela Indústria (+9.449), Construção (+6.485) e Agricultura (+2.959). O único setor com saldo negativo no ano foi o Comércio, que ainda acumula -387 vagas.
Com 2.184.274 vínculos celetistas ativos, a Bahia ocupa a primeira colocação entre os estados nordestinos na geração de empregos em 2025. No ranking nacional, tem o sétimo maior saldo absoluto e o 11º maior crescimento proporcional. “Isso reflete um ambiente de negócios mais dinâmico, políticas públicas de incentivo e um esforço contínuo de retomada da confiança econômica”, avaliou um porta-voz do governo estadual.
O gestor da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Augusto Vasconcelos, avalia que as ações do Governo da Bahia são fundamentais para manter o resultado positivo desde o início do ano.
“Estamos empenhados em atrair novos investimentos e manter o ambiente favorável ao crescimento econômico, aliado a um amplo programa de qualificação profissional e o fortalecimento da rede SineBahia. As obras de infraestrutura também têm sido fundamentais para manter o dinamismo em nosso estado. Tem muita coisa boa ainda para acontecer e todo nosso governo está dedicado a essa tarefa de gerar empregos e oportunidades de renda para a população”, disse o secretário.
O desempenho da Bahia pode ser acompanhado em detalhes na plataforma InfoVis Bahia, que disponibiliza o painel do mercado de trabalho com série histórica, recortes por setor, município e perfil dos trabalhadores. A ferramenta se tornou uma aliada de gestores, empresários e pesquisadores que acompanham o comportamento do emprego no estado.







0 comments:
Postar um comentário