Jornalismo com Credibilidade.

Jornalismo com Credibilidade.

quarta-feira, 21 de maio de 2025

Pablo Marçal vira réu por expedição que colocou 32 em risco

Bombeiros criticaram duramente a atitude do influenciador

Foto: Divulgação

Por Redação

A Justiça de São Paulo aceitou a denúncia do Ministério Público e tornou réu o influenciador Pablo Marçal (PRTB) por colocar em risco a vida de 32 pessoas durante uma expedição ao Pico dos Marins, em Piquete (SP), em janeiro de 2022. A decisão foi proferida nesta terça-feira (20) pela juíza Rafaela D'Assumpção Cardoso Glioche.

A magistrada considerou que há elementos suficientes nas investigações para a abertura do processo criminal. A denúncia do MP destaca que a expedição ocorreu em um período crítico, com condições climáticas adversas, como neblina, chuva intensa e ventos de até 100 km/h. Além disso, os participantes estavam com roupas inadequadas e sem orientação de guias especializados.

Na madrugada de 5 de janeiro de 2022, um dos participantes, enfrentando dificuldades, conseguiu contato via rádio com um guia que havia sido inicialmente contratado por Marçal, mas não prosseguiu com o grupo. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 6h e localizou o primeiro grupo — com 14 pessoas — cerca de duas horas depois, a 1,5 km do cume.

De acordo com o MP, os resgatados estavam “sem nenhum guia, com roupas encharcadas e inapropriadas, parcialmente acampados fora da trilha e psicologicamente abalados”. Uma segunda equipe de bombeiros localizou o restante do grupo cerca de uma hora depois.

“Ao todo, os 32 integrantes estavam à mercê de perigo direto e iminente, com risco à vida e saúde, por uma expedição coordenada e idealizada pelo denunciado”, aponta a denúncia.

Marçal registrou a expedição em suas redes sociais. Em vídeos, ele aparece incentivando os participantes a continuarem a subida, mesmo diante da situação climática desfavorável. Em uma oração, ele pediu que Deus “desviasse o vento” e afirmou que “sabia no coração” que era possível seguir. Ainda nos registros, alguns participantes relatam exaustão e vontade de desistir, mas foram persuadidos a continuar.

À época, os bombeiros criticaram duramente a atitude do influenciador. “Ele foi totalmente irresponsável”, afirmou o capitão Paulo Roberto Reis, que chefiou a operação de resgate. O Pico dos Marins, com 2,4 mil metros de altitude, é uma trilha de acesso difícil e recomendada apenas na estação seca, com guia e equipamentos adequados.

A defesa de Marçal ainda não se manifestou sobre a decisão. Quando foi denunciado, seus advogados alegaram que a acusação não tinha fundamentos. Agora, ele terá 10 dias para apresentar resposta à acusação, Defesas de militares negam acusações por plano de golpe

0 comments:

Postar um comentário

Destaques do Dia

Veja quem tem direito ao novo Desconto Social de Energia Elétrica

Mudança nas regras do benefício passa a incluir famílias com renda entre meio e um salário-mínimo por pessoa, garantindo desconto direto na ...