Jornalismo com Credibilidade.

Jornalismo com Credibilidade.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

Estudo diz que Bolsa Família reduziu mortes por tuberculose em mais de 50%

 A conclusão é de um estudo feito por instituições como a Universidade Federal da Bahia (UFBA), Fiocruz Bahia e Instituto de Saúde Global de Barcelona

Foto: Romildo de Jesus / Tribuna da Bahia


O programa Bolsa Família contribuiu para a redução de mais de 50% nas mortes por tuberculose entre pessoas em situação de extrema pobreza e mais de 60% entre indígenas. A conclusão é de um estudo feito por instituições como a Universidade Federal da Bahia (UFBA), Fiocruz Bahia e Instituto de Saúde Global de Barcelona, publicado na última sexta-feira (3) pela revista Nature Medicine. As informações são da Agência Brasil.

Influência na qualidade de vida

Pesquisadoras envolvidas no estudo destacaram que o Bolsa Família melhora a qualidade de vida e a alimentação dos beneficiários, o que pode ter sido decisivo na sobrevida de pacientes com tuberculose.

“Sabemos que o programa melhora o acesso à alimentação, tanto em quantidade quanto em qualidade, o que reduz a insegurança alimentar e a desnutrição — um importante fator de risco para a tuberculose — e fortalece as defesas imunológicas das pessoas”, afirmou a coautora do estudo, Gabriela Jesus, em reportagem publicada pela Agência Fiocruz.

Ela também disse que o programa reduz as barreiras ao acesso à assistência médica e ao diagnóstico.

Análise detalhada dos dados

Os pesquisadores cruzaram informações socioeconômicas e étnicas, analisando a incidência, a mortalidade e a taxa de letalidade da tuberculose em pessoas que receberam ou não o benefício.

Perspectivas para políticas públicas

As conclusões do estudo podem orientar políticas públicas voltadas ao combate à pobreza e à saúde em países com altas taxas de tuberculose. A proposta é usar as descobertas para reforçar programas de transferência de renda e combate à insegurança alimentar.

Resultados e reconhecimento do Bolsa Família

O Bolsa Família é conhecido por mitigar desigualdades econômicas e sociais ao transferir recursos para famílias vulneráveis, desde que cumpram exigências como frequência escolar dos filhos e acompanhamento médico. O estudo evidencia que o programa também desempenha um papel relevante na melhora das condições de saúde. 

0 comments:

Postar um comentário

Destaques do Dia

Veja quem tem direito ao novo Desconto Social de Energia Elétrica

Mudança nas regras do benefício passa a incluir famílias com renda entre meio e um salário-mínimo por pessoa, garantindo desconto direto na ...