Jornalismo com Credibilidade.

Jornalismo com Credibilidade.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

Festa de Reis leva milhares de fiéis ao Largo da Lapinha

 A programação especial da Festa de Reis (Solenidade da Epifania do Senhor) ainda conta com missa, às 11h de hoje

Foto: Romildo de Jesus/Tribuna da Bahia


Por Livia Veiga 

Católicos celebram, nesta segunda-feira (6), o Dia dos Santos Reis, tradicional celebração da visita dos três Reis Magos à Jesus Cristo, recém-nascido. Para marcar a data, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Largo da Lapinha, inicia a programação festiva com uma alvorada às 6h de hoje, seguida da oração do Terço, às 7h30, e de missa, às 8h, em Ação de Graças pelo aniversário de 32 anos do Terno Anunciação.

Com o tema “Celebrando o Jubileu de Esperança, com os Santos Reis vamos ao encontro do nosso único Salvador”, a festa chega ao dia mais esperado, após uma intensa programação. Ontem (5), fiéis participam de missas na igreja matriz, da bênção das casas e das barracas da festa, seguida do tradicional desfile dos Ternos de Reis pelas ruas da Lapinha.

A programação especial da Festa de Reis (Solenidade da Epifania do Senhor) ainda conta com missa, às 11h de hoje. Às 15h, será a vez de um momento de oração com os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão; às 18h, apresentação do Coral da Polícia Militar, e para encerramento dos festejos, a Santa Missa, às 19h.

De acordo com o padre Romildo Pires dos Santos, a festa vem sendo preparada ao longo do ano. “A palavra epifania significa a apresentação do Deus, que era invisível, se tornou visível na pessoa de Jesus Cristo”, explica, destacando que o povo de Israel esperava um libertador que resolvesse a situação socioeconômica da época, mas que a dimensão de Jesus Cristo foi além do material, sendo uma manifestação espiritual.

E é esse significado que faz paroquianos como Andrei Nascimento se emocionarem com a celebração. Segundo ele, que coordena a organização do evento, a expectativa é que mais de 10 mil pessoas participem da festividade nestes dois dias.

“Falar da Festa de Reis, para mim, me remete a uma memória afetiva muito grande”, afirma, destacando ainda a contribuição do padre Pinto para a revitalização do evento religioso. Para ele, que nasceu no primeiro dia do tríduo e já participou da festa como o “Menino Jesus”, anjo e o sol, a liturgia faz refletir sobre a manifestação de Jesus e sua amorosidade, carinho e luz.

No texto bíblico, os Reis Magos (Belchior, Gaspar e Baltazar) são enviados do Oriente, guiados por uma estrela, levando ouro, incenso e mirra. Os elementos representam as três dimensões de Cristo (a realeza, a divindade e a humanidade), presentes que simbolizam, ainda, o futuro da missão de Jesus.

Conforme o padre Romildo, os reis foram enviados em missão por Herodes, que temia perder o poder diante do nascimento de Jesus e estava tomado pelo ciúme. No entanto, após a visita e tendo presenteado o Cristo com o melhor que tinham, os três Reis Magos retornaram às suas terras por outro caminho, pois sabiam das intenções do rei da Judeia de matar o recém-nascido que tanto ameaçava o seu trono. 

0 comments:

Postar um comentário

Destaques do Dia

Veja quem tem direito ao novo Desconto Social de Energia Elétrica

Mudança nas regras do benefício passa a incluir famílias com renda entre meio e um salário-mínimo por pessoa, garantindo desconto direto na ...