Jornalismo com Credibilidade.

Jornalismo com Credibilidade.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Salvador é a capital do país com maior alta dos preços dos aluguéis em 2024

No circuito do Carnaval, a Ondina e a Barra foram os bairros mais valorizados

Foto: Romildo de Jesus/Tribuna da Bahia


Por Livia Veiga

O preço médio do aluguel residencial no país subiu 33,07% em Salvador, no acumulado de 12 meses do ano passado, o que representa o maior aumento dentre as capitais do país, acima do registrado em Campo Grande (+26,55%) e Porto Alegre (+26,33%). Os dados divulgados nesta terça-feira (14) são do Índice FipeZap de Locação Residencial, que aponta uma alta 13,5% nos valores pagos pela locação de imóveis em todo o país em 2024.

De acordo com análise da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e do ZAP, embora expressiva, essa variação representou uma desaceleração em relação aos registros dos dois anos anteriores: 2022 (+16,55%) e 2023 (+16,16%). “Comparativamente, o resultado final de 2024 superou as variações registradas pelos principais índices de preço da economia brasileira – IPCA/IBGE (+4,83%) e pelo IGP-M/FGV (+6,54%) – assim como o comportamento médio dos preços de venda de imóveis residenciais no ano recém encerrado (+7,73%)”, esclarecem as instituições, revelando que o preço médio dos aluguéis é quase o triplo da inflação do período.

O valor pago pelo inquilino brasileiro por metro quadrado no ano passado foi, em média, R$ 48,12. Em Salvador, no acumulado dos 12 meses de 2024, o preço médio de locação de imóveis residenciais, calculado com base em mais de 3,5 mil anúncios na internet, foi de R$ 44,22/m². O Índice FipeZap revela ainda que o aluguel do imóvel de um quarto foi o que mais subiu (15,18%) no país, superando a evolução dos domicílios de dois (12,71%), três (12,52%) e quatro ou mais dormitórios (14,17%).

No panorama nacional, o estudo aponta o aumento de 0,93% no aluguel residencial em dezembro/2024, replicando o resultado observado no mês anterior. Em Salvador, a alta foi de 2,64% no mesmo mês, em comparação com dezembro de 2023, o que projeta a cidade ao patamar de segundo maior resultado do país, atrás apenas de São Luís.

Para o corretor e especialista da Remax Silver, Ricardo Pereira, o mercado ainda vive o movimento de retorno das pessoas que migraram para o interior dos estados em busca de segurança, tranquilidade e por terem perdido seus empregos durante a pandemia. Segundo ele, outros fatores que têm aquecido o setor na capital são as melhorias do transporte nos últimos anos e a tendência de investimento em pequenos domicílios que variam de 16 a 25m².

0 comments:

Postar um comentário

Destaques do Dia

Veja quem tem direito ao novo Desconto Social de Energia Elétrica

Mudança nas regras do benefício passa a incluir famílias com renda entre meio e um salário-mínimo por pessoa, garantindo desconto direto na ...