Conforme o órgão estadual, segue vigente o alerta de “Movimento de Massa Moderado” para Ilhéus, Itabuna, Santo Antônio de Jesus, Vitória da Conquista e Salvador
Foto: Reprodução
Por Livia Veiga
Dos 63 municípios baianos atingidos pelos temporais nos últimos dias, quatro decretaram situação de emergência: Jaguaquara, Maiquinique, Itajuípe e Floresta Azul. De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), até às 17h desta segunda-feira (13), as fortes chuvas que atingem o estado desde o final de semana já deixaram 1.147 pessoas desabrigadas, 902 desalojadas e uma ferida.
Conforme o órgão estadual, segue vigente o alerta de “Movimento de Massa Moderado” para Ilhéus, Itabuna, Santo Antônio de Jesus, Vitória da Conquista e Salvador. Dentre as cidades afetadas, dez se destacam quanto ao acumulado de chuvas, registrado em 96 horas: Vitória da Conquista (141 mm), Itororó (124 mm), Igrapiúna (123 mm), Gentio do Ouro (139 mm), Santa Inês (168 mm), Rodelas (83 mm), Juazeiro (58 mm), Glória (51 mm), São Félix (88 mm) e Riachão do Jacuípe (123 mm).
Até às 17h40 de ontem, a Defesa Civil já havia registrado, na capital baiana, 72 ocorrências relacionadas às chuvas, a maior parte delas nas regiões do Subúrbio/Ilhas (11), Pau da Lima (16) e Liberdade (14). Dentre as solicitações, estão: 30 ameaças de desabamento, 17 ameaças de deslizamento de terra, seis deslizamentos de terra um desabamento de muro.
No interior, moradores de Jaguaquara vivem dias de apreensão, com registros de inundação, alagamento e deslizamento no período. Segundo a diretora do Departamento de Defesa Civil Municipal de Jaguaquara, Daniela Santedicola, a cidade baiana vivenciou, no último final de semana, uma chuva atípica no nosso município: “foram cerca de 36 milímetros em menos de 20 minutos; no somatório de 24 horas, chegamos a atingir 95 milímetros de chuva. Isso ocorreu na sexta-feira à tarde”.
Alerta laranja
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu o alerta laranja, de chuvas intensas, para 400 cidades baianas. Nesta condição, as chuvas podem variar de 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), conforme boletim válido até às 10h desta terça-feira (14).
O órgão federal aponta risco de risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Com foco na segurança da população, o Inmet orienta: em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo
de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas; não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; e, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
A previsão do tempo não se restringe ao estado, pois de acordo com o Inmet, entre os dias 13 e 20 de janeiro, a previsão é de chuva em quase toda região Nordeste, com possibilidade de acumulados acima de 80 mm em áreas da Bahia, Pernambuco, da Paraíba, Ceará, Piauí e Tocantins. A partir do dia 17 de janeiro, as condições climáticas serão consequência da aproximação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), influenciando a precipitação na Região.
Monitoramento
Através das suas redes sociais, o governador Jerônimo Rodrigues informou que convocou sua equipe de governo, em caráter de urgência, para acompanhar as ações imediatas destinadas a minimizar os impactos das chuvas na capital baiana e diversos municípios do interior. “Nosso compromisso é proteger vidas e prestar suporte às famílias que mais precisam”, afirmou o gestor estadual.
A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado (Seades) está atuando junto às prefeituras, através de apoio técnico no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), além do cofinanciamento de ações, com recursos disponíveis na ordem de R$ 296 mil a serem repassados aos municípios em situação de emergência reconhecida pelo Governo do Estado. Os recursos podem viabilizar aluguel provisório, alojamento ou acolhimento emergencial para famílias, pagamento de auxílio aluguel, aquisição de cestas de alimentos, dentre outras iniciativas.
Além da Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia segue monitorando as situações ocasionadas pelas chuvas, na capital e no interior, para agir com rapidez em caso de chamados, através do contato de emergência 193. Em Salvador, a Codesal permanece de plantão 24 horas, atendendo às solicitações pelo número gratuito 199.







0 comments:
Postar um comentário