Jornalismo com Credibilidade.

Jornalismo com Credibilidade.

quarta-feira, 26 de março de 2025

Salvador fica atrás de Fortaleza e Recife em ranking de cidades mais influentes

Capital baiana ocupa a 9ª posição nacional e a 3ª no Nordeste no estudo do IBGE sobre centralidade dos municípios

Foto: Divulgação/Ascom

Salvador figura como o 9º município mais influente do Brasil e o 3º do Nordeste em 2024, conforme o estudo Gestão do Território, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quarta-feira (26). A pesquisa avalia a centralidade das cidades, ou seja, sua capacidade de comando e controle dentro da rede urbana nacional.

A classificação leva em conta a força das conexões econômicas e políticas do município, considerando a presença de empresas e órgãos públicos federais e estaduais. Salvador se destacou com o 12º maior índice de conexões empresariais e o 9º em gestão pública. No entanto, no Nordeste, a capital baiana ficou atrás de Recife (PE) e Fortaleza (CE) em ambas as categorias. No ranking da gestão pública, Recife e Fortaleza ocuparam a 4ª e 8ª posição, respectivamente. Já no quesito empresarial, Fortaleza apareceu em 7º lugar, enquanto Recife ficou em 10º.

No cenário nacional, São Paulo (SP), Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ) lideraram como os principais centros de gestão do Brasil. Brasília se destacou na administração pública, enquanto São Paulo obteve a maior relevância econômica.

Comparando com o levantamento anterior, que usava dados de 2011, Salvador perdeu posições. Antes, a cidade ocupava a 9ª posição no ranking empresarial nacional e a 2ª no Nordeste, atrás apenas de Recife. Em dez anos, caiu três colocações no cenário brasileiro e uma no regional, sendo ultrapassada por Fortaleza.

0 comments:

Postar um comentário

Destaques do Dia

Veja quem tem direito ao novo Desconto Social de Energia Elétrica

Mudança nas regras do benefício passa a incluir famílias com renda entre meio e um salário-mínimo por pessoa, garantindo desconto direto na ...