A iniciativa promove a divulgação de projetos e boas práticas sustentáveis desenvolvidas pelos tribunais de todo o país
O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), por meio do Núcleo Socioambiental, participou nos dias 16 e 17 de outubro da I Semana Nacional de Sustentabilidade do Poder Judiciário – Região Nordeste, sediada na cidade de João Pessoa.
O evento é coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e organizado pelos Tribunais atuantes na Paraíba: Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) e Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT-13). A iniciativa promove a divulgação de projetos e boas práticas sustentáveis desenvolvidas pelos tribunais de todo o país, estruturada em quatro painéis temáticos para os ramos do Judiciário: Estadual, Federal, Eleitoral e Trabalhista.
O TJBA foi representado pela Desembargadora Maria de Fátima Carvalho, Presidente do Núcleo Socioambiental; pelo Juiz Gilberto Bahia de Oliveira, Coordenador do Grupo do Meio Ambiente Bahia (Fonamb Bahia); e pelo servidor Matheus Honorato Oliveira, Secretário do Fonamb Bahia e integrante do Núcleo Socioambiental.
A Corte baiana participa do Painel dos Tribunais Estaduais, ao lado dos Tribunais de Justiça do Piauí (TJPI), de Alagoas (TJAL), da Paraíba (TJPB) e do Maranhão (TJMA), por meio de seleção realizada pelo comitê organizador.
Os temas abordados são a Semana da Pauta Verde e os resultados do Plano de Descarbonização do TJBA, iniciativas que projetam o Tribunal como referência nacional em governança ambiental, inovação e redução de emissões de carbono no Poder Judiciário.
Entre as atividades de destaque da programação, estão o plantio simbólico de mudas nativas e a compensação ambiental das emissões de gases de efeito estufa, contemplando, inclusive, a medição das emissões geradas pelos voos dos participantes como medida educativa e de conscientização climática.
Durante a abertura do evento, o Conselheiro do CNJ, Guilherme Feliciano, fez um chamado à responsabilidade coletiva, reforçando que “a sustentabilidade depende do engajamento de todos, ou seja, governos, instituições, empresas e cidadãos”. Segundo o Conselheiro, “a sustentabilidade é o maior projeto de inovação e colaboração da história humana. As escolhas que fazemos hoje, desde o nosso voto até as decisões de consumo, importam. A inércia é o nosso maior inimigo”, declarou.
Encerrando sua fala, citou os versos do poeta Thiago de Mello, da obra Os Estatutos do Homem, como inspiração para a ação e a esperança: “Fica decretado que o dinheiro não poderá nunca mais comprar o sol das manhãs vindouras. A liberdade será algo vivo e transparente; e a sua morada será sempre o coração do homem.”
Para a Desembargadora Maria de Fátima Carvalho – integrante do Núcleo Socioambiental do TJBA –, “a Semana Nacional de Sustentabilidade é um marco no fortalecimento das práticas ambientais e sociais do Judiciário brasileiro, reafirmando o compromisso da Bahia com a Agenda 2030 da ONU e com a proteção climática”.







0 comments:
Postar um comentário