Jornalismo com Credibilidade.

Jornalismo com Credibilidade.

segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Viagem de ônibus para compras acaba em tragédia em Pernambuco

17 mortes são confirmadas e dos 17 feridos, um está em estado grave

Foto: Divulgação/Reprodução

Por Livia Veiga

A volta para casa, após um dia de compras no maior centro atacadista de confecções do Brasil, se transformou em uma grande tragédia, envolvendo 40 passageiros da Bahia e de Minas Gerais. Na última sexta-feira (17), o ônibus de turismo que transportava o grupo para o município baiano de Brumado tombou na BR-423, em Pernambuco, deixando 17 mortos e 17 feridos.

O acidente aconteceu na Serra dos Ventos, entre os municípios de Paranatama e Saloá. De acordo o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, o motorista do ônibus teria informado que “faltou freio”, mas que a versão de falha mecânica somente será confirmada após a divulgação dos laudos periciais e da coleta de depoimentos de testemunhas.

A Polícia Civil de Pernambuco instaurou inquérito policial para apurar as causas do acidente. Conforme a secretária de Saúde Zilda Cavalcanti, o atendimento às vítimas foi feito, inicialmente, no Hospital Municipal de Saloá, e em seguida, os pacientes foram transferidos para o Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, onde 17 permanecem internados.

“Um deles ainda grave, em UTI e os demais, em situações variáveis: seis estão em sala verde, com escoriações e lesões de pouca relevância; cinco de alta, mas como a gente tem todo um trabalho junto à assistência social, esses pacientes se mantêm no hospital, aguardando os estados de origem possam viabilizar o retorno deles para as suas residências”, explicou a gestora da pasta pernambucana.

O governo de Pernambuco afirmou ainda que este é um momento de identificação e acolhimento das famílias. Em posse da relação de contatos dos familiares das vítimas, informou estar identificando seus municípios de origem, realizando, assim, a articulação com os governos da Bahia e de Minas Gerais, para que acessem os benefícios previstos no Sistema Único de Assistência Social.

Segundo o chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Renato Leite, os motoristas e alguns passageiros já prestaram depoimento. “O foco principal, agora, é na identificação dos corpos, para que a gente faça a entrega aos familiares”, explicou, informando que perícias estão sendo realizadas e que o prazo é de 30 dias para a conclusão do inquérito.

Em nota, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o ônibus invadiu a pista contrária, colidiu contra rochas na lateral da estrada e, em seguida, bateu em um barranco de areia antes de tombar. Ainda conforme a corporação, o motorista do ônibus, que sofreu ferimentos leves, realizou teste do bafômetro e apresentou resultado negativo.

Comoção

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou acerca da tragédia registrada nesta sexta-feira (17), na rodovia federal: “às famílias e amigos das vítimas, expresso minhas mais sinceras condolências e solidariedade neste momento de tanta dor”. A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, apesar de estar em agenda na China, também se solidarizou com as famílias e vítimas e afirmou que, desde o primeiro instante da notícia, permaneceu em contato com a governadora em exercício Priscila Krause.

O governador Jerônimo Rodrigues expressou, neste domingo (19), a sua consternação pelo grave acidente, além de anunciar a continuidade do apoio às famílias, a mobilização de equipes de saúde e a cooperação com prefeituras, o governo pernambucano e outros estados para acompanhar o andamento do atendimento aos feridos e a apuração das causas. “Estou muito sentido e quero me consternar com todos os familiares, os prefeitos desses municípios e dizer ao povo da Bahia que a gente continua orando pelas famílias dos que foram e pedindo pela recuperação dos que permanecem vivos”, afirmou.

Já a prefeitura do município de Brumado, que seria o destino do ônibus, emitiu nota, decretando luto oficial e comunicando o cancelamento de um evento que aconteceria neste sábado (18). “Neste momento de imensa tristeza, Brumado se une em oração. Expressamos nossa mais profunda solidariedade e nossos sinceros sentimentos a todos que perderam um ente querido neste doloroso acidente. Que encontrem força e conforto para superar esta perda irreparável. Estamos juntos neste luto”, pontuou a gestão municipal.

“O Moda Center manifesta profundo pesar pelo trágico acidente ocorrido na noite desta sexta-feira (17), na BR-423, entre Paranatama e Saloá, envolvendo um ônibus da excursão DF Turismo (Vaga 135/137 | Setor Amarelo) que retornava do Moda Center com destino à Bahia. Neste momento de dor, o Moda Center se solidariza com as famílias das vítimas e com todos os envolvidos, e se coloca à disposição para prestar ajuda no que for necessário às pessoas atingidas por essa grande tragédia”, publicou, nas redes sociais, a diretoria do Moda Center Santa Cruz, espaço de comércio atacadista visitado pelas vítimas antes do trágico acidente. 

0 comments:

Postar um comentário

Destaques do Dia

Veja quem tem direito ao novo Desconto Social de Energia Elétrica

Mudança nas regras do benefício passa a incluir famílias com renda entre meio e um salário-mínimo por pessoa, garantindo desconto direto na ...