O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), destacou sua visão de que o presidente Lula está “refundando o Brasil”
Por Henrique Brinco
Em cerimônia realizada em Camaçari (BA) para inauguração da fábrica da BYD, ontem, lideranças políticas criticaram o ex-presidente Jair Bolsonaro, aproveitando o momento para reforçar narrativas de reconquista, soberania e oposição ao governo anterior. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), destacou sua visão de que o presidente Lula está “refundando o Brasil”, e lançou um alerta a eventuais adversários: “que ninguém ouse mexer com a nossa liberdade”.
O discurso ocorreu diante de convidados e autoridades, com Jerônimo afirmando que o presidente está reconstruindo o país após retrocessos, e que a chegada da BYD ao Estado é parte desse processo simbólico de transformação.
Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou sua fala para sinalizar uma reaproximação diplomática com os Estados Unidos. Ao comentar sua recente conversa com Donald Trump, Lula se disse otimista: “meia hora no telefone e, eu acho que também o nosso problema com os Estados Unidos será resolvido”. Ele disse ainda que o governo brasileiro procura manter relações equilibradas com as nações, sem aceitar imposições: “não aceitou as imposições do governo norte-americano, especialmente por se tratarem de acusações baseadas em mentiras.”
O presidente aproveitou para exaltar a soberania nacional, apontando “este ato aqui” como demonstração de autonomia e força internacional.
O ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa (PT), também usou a ocasião para criticar o governo de Jair Bolsonaro (PL). Ele disse que no governo anterior “não mexeu uma palha” para evitar o fechamento da planta fabril da Ford na Bahia, uma unidade cujo terreno hoje abriga a fábrica da BYD. “Essa fábrica onde nós estamos aqui, fechou no governo passado”, afirmou Rui, acrescentando que grupos parlamentares “que votaram contra o Brasil” foram cúmplices silenciosos desse processo.
Ele também expressou apoio e exaltação ao presidente Lula, mencionando que “o povo baiano ajudou muito a colocar de volta esse que é o maior presidente da República desse país.”







0 comments:
Postar um comentário